Leia o texto:
As línguas universais
Para facilitar a comunicação entre os povos, mais de dez línguas universais já foram criadas. Filósofos como Voltaire, Montesquieu e Descartes estão entre aqueles que tentaram criar línguas universais. Uma das primeiras experiências foi o volapuque, desenvolvido pelo padre alemão Martin Schleyer.
A mais famosa de todas foi o esperanto. Criado em 1887, o esperanto nasceu pelo oculista e linguista polonês Ludwing Lazarus Zamenhof (1859 – 1917), como uma língua auxiliar universal, a ser adotada pelos povos em relações internacionais. Em 1905, Zamenhof lançou os princípios básicos da língua no livro Fundamento do esperanto, com 15 mil vocábulos principais.
[...]
Uma pessoa que estuda ou fala esperanto é chamada de esperantista.
Os conhecedores de esperanto se identificam com um broche em forma de estrela verde. Calcula-se que ainda hoje existam 100 mil falantes de esperanto.
(Marcelo Duarte. O guia dos curiosos – Língua portuguesa. São Paulo: Panda, 2003. P. 33-4.)
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1 – De acordo com o texto, o que é esperanto?
Uma língua
2 – Quais os filósofos que já tentaram criar uma língua universal?
Voltaire, Montesquieu e Descartes
3 – Qual a nacionalidade do criador do volapuque?
a) Polonesa b) Esperantesa c) Alemã d) Brasileira
4 – O esperanto foi criado em?
a) 1859 b) 1917 c) 1887 d) 1905
5 – Qual a nacionalidade do criador do esperanto?
a) Esperantesa b) Polonesa c) Alemã d) Brasileira
6 – Para quê serviria o esperanto, segundo o texto?
a) Para facilitar a comunicação entre os povos.
b) Para ser a mais famosa das línguas universais
c) Para ser estudada pelos esperantistas
d) Para ser adotada em relações internacionais
7 – Quantas pessoas, segundo o texto, falam o esperanto?
100 mil pessoas
8 – Como são identificados os “falantes” de esperanto e como são chamados?
Com um broche em forma de estrela verde
9 – Qual o ano que foi lançado e quem lançou os princípios básicos do esperanto?
Em 1905, por Ludwing Lazarus Zamenhof
10 – O texto “As línguas universais”, em sua opinião foi retirado:
a) de um livro b) de uma revista
c) de um blog d) de um diário
EXERCÍCIOS DE GRAMÁTICA
11 – Coloque C para a certa e E para a alterativa errada.
(C) locução verbal dois ou mais verbos com valor de um.
(E) diferente da locução verbal, não existe locução adverbial.
(C) a palavra que indica as circunstâncias é o advérbio.
(E) “de pé” e “com certeza” nunca poderia ser locução adverbial.
A sequência correta é:
a) C – E – C – E b) E – C – C – E
c) E – E – E – C d) C – C – E – E
12 – Em “Talvez goste de sorvete.” A palavra em destaque é:
a) artigo b) numeral c) substantivo d) advérbio
13 – Qual a melhor definição para Artigo.
a) Palavra enumera e classifica os seres vivos.
b) Palavra que determina ou indetermina o substantivo.
c) Palavra que qualifica os seres de todas as espécies.
d) Palavra que determina o tipo de verbo usado.
Leia a anedota:
Professor: - Me dê exemplo de dois pronomes.
Aluno: - Quem? Eu?
Professor: - Acertou.
____________________________
(Ziraldo. Rolando de rir. São Paulo: Melhoramentos, 2001. P. 70)
14 – As palavras “quem” e “eu” são, respectivamente:
a) pronome interrogativo e pessoal
b) pronome interrogativo e oblíquo
c) pronome pessoal e interrogativo
d) pronome oblíquo e interrogativo
15 – Com suas palavras defina o que é Numeral.
Palavra que indica quantidade/ordem dos seres.
16 – Só em uma das frases a palavra em destaque é advérbio.
a) O Capitão Sistema era um herói esquisito.
b) O Capitão Sistema saiu rapidamente.
c) Capitão Sistema ajuda a todos.
d) O Capitão Sistema sobrevoou a escola.
17 – No trecho “Depois de algum tempo ele entrou e fez três golaços de fora da área”.
a) Qual palavra representa um artigo indefinido? Algum
b) Qual palavra representa um numeral? Três
18 – Escreva duas frases utilizando verbos auxiliares.
Estou estudando neste momento / Tenho conversado bastante na sala de aula.
19 – Nas frases a seguir, indique com 1 aquela em que a palavra destacada é um adjetivo e com 2 aquela em que é advérbio.
(2) Nossa viagem deu certo.
(1) Ela estava certa em defender os filhos.
(1) Pegue um copo redondo para tomar essa bebida.
(2) Fale pausado e sem medo.
A sequência correta é:
a) 2 – 1 – 2 – 1 b) 2 – 1 – 2 – 2 c) 2 – 1 – 1 – 2 d) 1 – 1 – 2 – 1
20 – Em “Ele está, de pé, em cima de um banquinho”. A expressão em destaque representa um advérbio de:
a) modo b) lugar c) tempo d) negação
0 comentários:
Postar um comentário