Q-01 – Sabendo que verbo é o nome dado à classe gramatical que designa uma ocorrência ou situação, assinale a alternativa que analisa corretamente os verbos.
Exemplo: “...mas não vejo a fé. E por que não aparece a fé nesta casa?.” – há dois verbos e estes estão empregados no pretérito perfeito do indicativo.
(A) Na oração: “... a risco de quebrar...”, o verbo destacado está empregado no gerúndio.
(B) Na oração: “das janelas vejo ao perto jardins”, o verbo está empregado na 1ª pessoa do singular, no presente do indicativo.
(C) Na oração: “Eu o direi ao dono dela” o verbo está empregado no futuro do pretérito.
(D) Na oração “Eu faria tudo se pudesse”, o verbo está no presente do indicativo.
Q-02 – Verbo é a palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Suas flexões são quanto ao modo, ao tempo, ao número e à pessoa. Observe a oração abaixo e assinale a alternativa correta, quanto à análise do verbo destacado.
“...Tais demonstrações não chegariam a mudar.”
(A) É um verbo da 3ª conjugação.
(B) Está empregado na 3ª pessoa do singular.
(C) É um verbo regular porque segue certo paradigma e não sofre modificações no radical ao ser conjugado.
(D) Está empregado no modo imperativo.
Q-03 – Analisando a flexão do verbo no exemplo a seguir, assinale a alternativa correta quanto à pessoa, tempo e modo empregados:
“Meu Deus, que estais pendente de um madeiro...”
(A) O verbo destacado encontra-se flexionado na segunda pessoa do plural do presente do indicativo.
(B) O verbo está flexionado na segunda pessoa do plural do futuro do presente do indicativo.
(C) O verbo está empregado na terceira pessoa do pretérito imperfeito do indicativo.
(D) O verbo destacado encontra-se na segunda pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo.
Q-04 – Sabendo que os verbos podem ser conjugados no presente, pretérito ou futuro, e que podem pertencer à 1ª/2ª/3ª conjugação, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
(A) Na frase “Você é um bom aluno.” O verbo em destaque está no presente do indicativo.
(B) Na frase: “Só sei que nada sei”. Os verbos estão empregados no pretérito imperfeito.
(C) Na oração: “...os outros ladrões roubam um homem”, se o verbo destacado estivesse empregado no futuro do pretérito, ficaria assim: “...os outros ladrões roubavam um homem.”
(D) No período: “... estes furtam e enforcam.” – as palavras destacadas são verbos da 2ª conjugação porque terminam em ar.
Q-05 – Sabendo que verbo é a palavra que indica ação, estado e fenômeno da natureza e que mais sofre alterações, assinale a alternativa que analisa corretamente os verbos.
(A) Na oração: “das janelas vejo ao perto jardins” – o verbo está empregado na 1ª pessoa do singular, no presente do indicativo.
(B) Na oração: “... a risco de quebrar...” o verbo destacado está empregado no gerúndio.
(C) No trecho: “...mas não vejo a fé. E por que não aparece a fé nesta casa?”, há dois verbos e estes estão empregados no pretérito perfeito do indicativo.
(D) Na oração: “Eu o direi ao dono dela”, o verbo está empregado no futuro do pretérito.
Q-06 – Você estudou que verbo é a palavra que indica ação, estado e fenômeno da natureza e que sofre muitas flexões na sua conjugação. Observe os verbos e assinale a alternativa que está correta:
(A) Na frase “É preciso ter esperança.” Os verbos estão no pretérito perfeito do indicativo.
(B) No trecho: “... estes furtam e enforcam” – os verbos destacados estão empregados na 3ª pessoa do plural.
(C) Se o verbo da oração: “... a quem os reis encomendam os exércitos” – fosse empregado no pretérito imperfeito do indicativo ficaria assim: “... a quem os reis encomendariam os exércitos”.
(D) Na oração: “... os que cortam ...”, o verbo destacado é um verbo regular da 2ª conjugação.
Q-07 – Sabendo que verbo é a palavra que indica ação, estado e fenômeno da natureza e que é a palavra que mais sofre alterações, assinale a alternativa que analisa corretamente os verbos:
(A) O trecho: “Como estamos na corte, onde das casas dos pequenos não se faz caso, nem têm nome de casas” – há três verbos e todos estão empregados no pretérito perfeito do indicativo.
(B) Na oração: “vejo criados de diversos calibres” – o verbo está empregado na 1ª pessoa do singular, no presente do indicativo.
(C) Na oração: “desde os telhados até os alicerces estão chovendo os suores dos jornaleiros”, o verbo destacado está empregado no particípio.
(D) Se o verbo da oração: “Eu o direi ao dono dela”, estivesse empregado no pretérito perfeito ficaria assim: “Eu o diria ao dono dela”.
Q-08 – Sabendo que os verbos podem pertencer à 1ª, à 2ª ou à 3ª conjugação, assinale a alternativa que apresenta a conjugação correta dos verbos abaixo, na sequência:
“... se queriam ir buscar a vida a outra parte”
(A) 1ª conjugação, 3ª conjugação, 1ª conjugação.
(B) 2ª conjugação, 3ª conjugação, 1ª conjugação.
(C) 1ª conjugação, 2ª conjugação, 3ª conjugação.
(D) 2ª conjugação, 1ª conjugação, 2ª conjugação.
Q-09 – Sabemos que os verbos flexionam-se de acordo com as pessoas do discurso (1a/2a/3a/) e em número (singular/plural). Com base nessas informações, analise as pessoas que estão empregadas os verbos e assinale a alternativa correta:
(A) Na frase: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz”. Os verbos estão na 1ª pessoa do singular.
(B) No trecho “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.” Os verbos deste período estão todos no infinitivo.
(C) As formas verbais: “roubam” e “furtam” estão na 3ª pessoa do plural.
(D) Se o período: “... já com força, roubam e despojam os povos” fosse flexionado na 1ª pessoa do plural ficaria: “... já com força, roubei e despojei os povos”.
Q-10 – Qual o significado do futuro do pretérito desta frase? “Eu estudaria, se tivesse tempo.”
(A) fato anterior a outro fato futuro.
(B) configuração de um fato já passado.
(C) suposição, relativamente a um momento futuro.
(D) suposição, relativamente a um momento passado.
RESPOSTAS | ||||
Q-01 | (A) | (B) | (C) | (D) |
Q-02 | (A) | (B) | (C) | (D) |
Q-03 | (A) | (B) | (C) | (D) |
Q-04 | (A) | (B) | (C) | (D) |
Q-05 | (A) | (B) | (C) | (D) |
Q-06 | (A) | (B) | (C) | (D) |
Q-07 | (A) | (B) | (C) | (D) |
Q-08 | (A) | (B) | (C) | (D) |
Q-09 | (A) | (B) | (C) | (D) |
Q-10 | (A) | (B) | (C) | (D) |
Þ Leia estes quadrinhos:
Q-11. No último quadrinho, a fala do gato segue os padrões da linguagem coloquial ao empregar o verbo ser no imperfeito do indicativo — era. Substitua essa forma verbal pela forma usada na variedade padrão.
Fosse
Þ Leia o poema abaixo:
O VERBO FLOR
O verbo flor que no coração
é conjugável poderá durar
por quase todas e ser eterna
as pessoas quando o verbo conjugar:
em certos tempos quando eu flor
definidos quando tu flores
a saber: quando ele flor
quase nunca no outono e você flor
no inverno quase não quando nós
quase sempre no verão quando todo mundo flor.
e demais na primavera
(Renato Rocha. Adivinha o que é. São Paulo: Ariola, 1981. MPB4.)
Q-12. O poeta empregou as palavras pessoas e tempos em dois sentidos: Pessoas refere‐se às pessoas do discurso (eu, tu, etc.) e a todas as pessoas, todo o mundo. E a palavra tempos? Quais são os significados que ela adquire no poema?
O de tempos verbais e o de tempo enquanto duração das estações.
Q-13. Por que o verbo flor é conjugado quase nunca no outono, quase não no inverno, quase sempre no verão e demais na primavera?
Porque nas duas primeiras estações predomina o frio, época desfavorável para as flores; no verão, em razão do aquecimento, é possível haver flores; e a primavera é a época própria das flores.
Q-14. Quando o poeta emprega quando eu flor, ele está fazendo um trocadilho (um jogo de palavras) com uma forma de outro verbo.
a) Qual é o verbo? Qual é essa forma verbal?
Verbo: ser; Forma verbal: for
b) Em que tempo e modo está a forma verbal quando eu flor?
Futuro do subjuntivo
c) Considerando que esse modo verbal é normalmente utilizado para expressar algo que se deseja, ou que possa vir a acontecer, que relação existe entre a escolha desse modo verbal e o desejo do eu lírico?
O eu lírico manifesta o desejo de que todos, no futuro, virem flores. O modo subjuntivo é o mais indicado para expressar esse desejo
Q-15. Você sabe que são três as pessoas do discurso e que elas podem estar no singular ou no plural. Na conclusão do poema, entretanto, o poeta acrescentou mais uma. Qual é ela?
Todo mundo.
Þ Leia as frases:
· Hei de comprar a bicicleta dos meus sonhos.
· Estou lendo um livro superinteressante: O dia do coringa, de Jostein Gaarder.
· Eu já havia terminado minha lição, quando meus primos chegaram.
Q-16. Qual dessas frases:
a) indica um fato acabado?
A terceira.
b) exprime o firme propósito de realizar alguma coisa?
A primeira.
c) exprime uma ação duradoura?
A segunda.
Q-17. Suponha que você queira comunicar à sua mãe que o curso de inglês está caro, empregando o verbo custar nesta frase: “Mãe, o curso de inglês (custar) muito caro”. Mostre como ficaria essa frase, se você quisesse indicar que esse fato:
a) sempre acontece;
Custa.
b) está acontecendo no momento em que você fala;
Está custando.
c) acabou de acontecer;
Custou.
d) vai acontecer.
Vai custar / custará.
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