sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pintor Ilustre (Samara Virgínia)

Samara Vírginia
Sistema Educacional Areiense
Série: 7º Ano / Turno: Manhã
Disciplina: Português
Professor: Gilberto Batista
Aluno: Samara Virgínia da Silva Nascimento
Atividade: Poema sobre Pedro Américo
Data: 27/04/2011

Pintor Ilustre

Nascido na cidade de Areia
Foi pintor e desenhista
Pedro Américo de Figueiredo e Melo
Conhecido grande artista

Viajou pelo mundo afora
Foi até eleito deputado
Pintou até na Europa
Eita, cabra arretado

Na França aperfeiçoa seu estilo
Faz os quadros terem mais brilho
Pintando cenas históricas
Nas mais importantes obras:
A Batalha do Avaí
E Grito do Ipiranga
A pedido do Imperador
Pinta, Pedro, nosso pintor...

Poesia sobre Pedro Américo (Pedro Nazário)

Pedro Nazário
Sistema Educacional Areiense
Série: 7º Ano / Turno: Manhã
Disciplina: Português
Professor: Gilberto Batista
Aluno: Pedro Henrique dos Santos Nazário
Atividade: Poema sobre Pedro Américo
Data: 27/04/2011

Poesia sobre Pedro Américo

Preste atenção
No que eu vou falar
Pedro Américo
Foi o melhor desenhista
Que deu neste lugar
Ninguém pode duvidar

Era tão importante
Que aos 10 anos foi estudar
A flora e a fauna do nordeste
Como artista que se preze
Em busca de novo horizonte
Nunca mais pode voltar

Formou-se em Belas Artes no Rio de Janeiro
Obteve bolsa de estudo para estudar em Paris
Onde aperfeiçoou seu estilo com pintores
E coisa igual eu nunca vi.
Américo também cursou filosofia
Com orgulho e alegria.

Aos 43 anos assinou um contrato
Para pintar a “Proclamação da Independência”
Pintou também seu auto-retrato
Para ficar exposto em Florença
Foi um famoso artista
Orgulho do estado da Paraíba.

Pra sempre em nossas mentes (Mariany Pereira)

Mariany Pereira
Sistema Educacional Areiense
Série: 7º Ano / Turno: Manhã
Disciplina: Português
Professor: Gilberto Batista
Aluno: Mariany Pereira da Silva
Atividade: Poema sobre Pedro Américo
Data: 27/04/2011

Pra sempre em nossas mentes

Pedro Américo foi escritor
E também desenhista
Conhecido pintor
E um ótimo artista
Suas pinturas expressam beleza
Foi também romancista
De pena suave e de sutileza

Era desenhista e pintor
Ótimo artista de verdade
Poeta das boas imagens
No país se consagrou
Exclusivo de sua “majestade”
Seja nos rostos ou nas paisagens
A história diria mais tarde.

O mágico das tintas (Manuela Serafim)

Manuela Alexandre
Sistema Educacional Areiense
Série: 7º Ano / Turno: Manhã
Disciplina: Português
Professor: Gilberto Batista
Aluno: Manuela Serafim Alexandre
Atividade: Poema sobre Pedro Américo
Data: 27/04/2011

O mágico das tintas

Pedro Américo foi um inovador
Fez obras encantadoras,
Ele é um belo pintor,
As pessoas sonhadoras
Se encantam seus quadros,
Bonitos e bem pintados
Deixa qualquer um emocionado

Muito querido pelo povo
Foi estudado até no exterior
Conhecendo lugares novos
Ganhando fama de pintor
Formado em várias coisas
Em Areia começou
Também foi escritor

Fez vários quadros
Poemas e romances
Quadros postados
Romances fantásticos
Poemas encantadores
Deixam-nos apaixonados
É, assim, verdadeiro mágico.

Pedro Américo em memória (Luis Henrique)

Luis Henrique
Sistema Educacional Areiense
Série: 7º Ano / Turno: Manhã
Disciplina: Português
Professor: Gilberto Batista
Aluno: Luís Henrique Machado Nunes
Atividade: Poema sobre Pedro Américo
Data: 27/04/2011

Pedro Américo em memória

Vou lhe pedir licença
Para o que vou falar
A história de Pedro Américo
Neste instante vou rimar
Não sei se você vai querer
Então não vá se aborrecer
Com o que eu dizer

Ele pintou quadros
Como Tiradentes Esquartejado
Representou a independência
E dos portugueses o reinado
No Grito do Ipiranga, a falência
De um povo maltratado
Brancos pobres, negros escravizados

Pintou Paz e Concórdia
Nas terras por onde andou
Nascido neste chão maravilhoso
Nem por isso tem menos valor
Desta terra nome mais famoso
Vamos comemorar com louvor
Pedro Américo grande pintor

O rei das tintas (Lucas Germano)

Lucas Germano
Sistema Educacional Areiense
Série: 7º Ano / Turno: Manhã
Disciplina: Português
Professor: Gilberto Batista
Aluno: Lucas Germano do Nascimento Trajano
Atividade: Poema sobre Pedro Américo
Data: 27/04/2011

O rei das tintas

Preste atenção leitor
Para o que eu vou citar
De um belo pintor
Sepultado neste lugar
Por pedido do governador
Por aqui ele ficou
Para todos lembrar

Seus quadros foram bem pintados
Alguns até existem por aqui
Como Tiradentes Esquartejado
E a Batalha do Avaí
A outra “de Campo Grande”
E Independência ou morte
Lembranças ficaram por aqui

Seguiu com seus desenhos
A vida como pintor
De belos desenhos
Também foi escritor
Até morreu com 62 anos
Muita saudade nos deixou
Lembrar nos dar amor.

Orgulho de minha terra (Jaqueline Sales)

Jaqueline Sales
Sistema Educacional Areiense
Série: 7º Ano / Turno: Manhã
Disciplina: Português
Professor: Gilberto Batista
Aluno: Jaqueline Sales de Araujo
Atividade: Poema sobre Pedro Américo
Data: 27/04/2011

Orgulho de minha terra

Pedro Américo
Encantou a nação
Com seu mérito
E com sua razão

Usou o seu pincel
Valorizou a cidade histórica
Cobrir de orgulho o papel
Com sua pena heroica

Artista no início da idade
Importante por sua arte
Tradutor do Brasil de verdade

Nos voos conquistou medalhas
Produzindo aqui e em toda parte
Com entusiasmo, sem falhas

Quem é? (Emanuel Tobias)

Tobias Félix
Sistema Educacional Areiense
Série: 7º Ano / Turno: Manhã
Disciplina: Português
Professor: Gilberto Batista
Aluno: Emanuel Tobias Félix dos Santos
Atividade: Poema sobre Pedro Américo
Data: 27/04/2011

Quem é?

Em 1843 nasce um pintor
Um bom desenhista
E também um escritor
Considerado um artista
No colégio Dom Pedro 2º estudou
Para academia de belas artes
Ainda jovem entrou

Que desenho, que perfeição
Uma grande dedicação
À tinta e à pena dispensou
Seu perfil de artesão
Natural do novo lugar
Foi à Europa estudar
Aprendeu escrever e pintar

Corpos e paisagem pintou
A “Batalha do Avaí”
E seu auto-retrato deixou
Exportos no Itamarati
Você sabe quem é?
Agora fique de pé
Pedro Américo vem aí.

Ilustre pintor (Elias Trajano)

Elias Trajano
Sistema Educacional Areiense
Série: 7º Ano / Turno: Manhã
Disciplina: Português
Professor: Gilberto Batista
Aluno: Elias Trajano da Silva
Atividade: Poema sobre Pedro Américo
Data: 27/04/2011

Ilustre pintor

Fique atento meu irmão
Para a história que vou contar
Pois dela você vai gostar
É sobre um homem sensacional
Que nasceu no Nordeste
Terra de cabra da peste
Tendo Areia como cidade natal

Pedro Américo de Figueiredo e Melo
Nasceu no dia 29 de abril de 1843
Para seus genitores, menino belo
Daniel e Feliciana são os seus pais
Aos 10 anos foi escolhido desenhista
Seu jovem filho pintaria demais
No decorrer dos anos seria artista

Viajou para o exterior
Em literatura foi doutor
Além de excelente desenhista
Foi também romancista
“Grito do Ipiranga”
Obra de grande conquista
Feita por este ótimo pintor.

Pedro Américo (Clarice Emanuele)

Clarice Lima
Sistema Educacional Areiense
Série: 7º Ano / Turno: Manhã
Disciplina: Português
Professor: Gilberto Batista
Aluno: Clarice Emanuelly de Souza Lima
Atividade: Poema sobre Pedro Américo
Data: 27/04/2011

Pedro Américo

Prestem atenção que irei contar
Nada sobre cantor ou dançarino
É sobre o areiense Pedro Américo
Que descoberto ainda menino
Se fez conhecido pintor do lugar
Atenção, pois é difícil recontar
O seu maravilhoso destino

Em berço de ouro não nasceu
Assim mesmo foi pintor,
Poesia e história escreveu
Romance é um trabalho seu
tornou-se filósofo e escritor
De belas obras e delicadas
Tantos elogios dizem nada

Das telas, belas e bonitas
Que durante sua vida produziu
Por suas mãos foram pintadas
Muitas tão grandes e delicadas
Que nunca mais se viu
E para serem montadas
Teve que sair do Brasil

Nasceu nas terras da Paraíba
Em Areia pequena cidade
Só poderia ter sido artista
Com os dons da pouca idade
“Cabra da peste” e desenhista
“Que negava o torrão de vista”
Dizem por pura maldade.

Comemorações do nascimento de Pedro Américo


Américo, Pedro (1843-1905), pintor, desenhista e escritor brasileiro. Pedro Américo de Figueiredo e Melo nasceu no estado da Paraíba e faleceu em Florença (Itália).

Iniciou sua vida artística aos 11 anos de idade, contratado para trabalhar como desenhista pelo naturalista francês Louis Jacques, que viajou pelo sertão brasileiro, desenhando e documentando a fauna e a flora locais.

No Rio de Janeiro, estudou no Colégio Pedro II e, em 1856, entrou para a Academia Imperial de Belas Artes. Em 1859, recebeu do imperador D. Pedro II uma bolsa de estudos para se aperfeiçoar em desenho e pintura na França.

Em Paris, estudou na Escola de Belas Artes, no Instituto de Física Ganot e na Sorbonne, dedicando-se também à literatura e à pesquisa científica. Recebeu grande influência dos pintores neoclássicos franceses.

Entre suas obras literárias e filosóficas, destacam-se A reforma da Academia de Belas Artes de Paris; Discursos sobre a Estética e Ciência e os sistemas.

Viajou para a Itália e voltou ao Brasil em 1864, para lecionar desenho na Academia Imperial de Belas Artes. Em Florença, realizou suas mais famosas pinturas. Celebrizou-se pelas telas Batalha do Avaí e O Grito do Ipiranga.

Dedicou-se também à política, sendo eleito deputado em 1891. Em 1900, em Florença, pintou Paz e Concórdia. Foi considerado um dois mais famosos artistas de sua época.
___________________
Fonte: Encarta-BR 2000

terça-feira, 26 de abril de 2011

Mudanças do Acordo Ortográfico


Acordo ortográfico

RESUMO DO QUE MUDA COM O ACORDO ORTOGRÁFICO

ALFABETO: Ganha três letras. Antes: 23 letras. Agora: 26 letras. Entram: K, W e Y.
TREMA: Desaparece em todas as palavras. Antes: freqüente. Agora: frequente.

PALAVRAS PAROXÍTONAS:

1) Some o acento dos ditongos abertos éi e ói. Exemplos: europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia.

2) Some o acento do i e do u tônicos, depois de ditongos. Exemplos: baiuca, feiura.
PALAVRAS PROPAROXÍTONAS E OXÍTONAS: As regras de acentuação permanecem as mesmas.
ACENTO DIFERENCIAL: Some o acento diferencial. Antes: pára, péla, pêlo, pólo, pêra. Agora: para, pela, pelo, polo, pera. OBSERVAÇÃO: Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo.

ACENTO CIRCUNFLEXO: Some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos). Exemplos: creem, deem, leem, veem, preveem, voo, perdoo, enjoos.
ACENTO AGUDO: Some o acento agudo no u tônico nos grupos gue, gui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, enxaguar. Antes: averigúe, apazigúe, ele argúi, enxagúe você. Agora: averigue, apazigue, ele argui, enxague você.

OBSERVAÇÃO: As mudanças foram apenas ortográficas, não houve mudanças fonéticas. Sendo assim, as palavras continuam a ser pronunciadas da mesma forma que eram pronunciadas antes do acordo ortográfico.

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quarta-feira, 20 de abril de 2011

Entregar dia 25 de abril (atividade)


Entregar: 25/04/2011

Responder exercício do livro

Atenção alunos do 7º ano,

Vamos aproveitar o feriadão da Semana Santa para por em ordem nossas atividades escolares. Muitos dias teremos pela frente. Dará tempo para brincar e curtir. Reserve, porém, alguns minutos para responder o exercício das páginas 107, 108 e 109 do nosso livro, baseado no texto "Já não se fazem pais como antigamente", de Lourenço Diaféria.

Lembrem-se que vocês podem ler o texto quantas vezes for necessário para responder as questões. Atentem para um detalhe: ao observar palavras estranhas aos seus vocabulários, procurem o significado no dicionário.

Para fixação e entendimento do texto, releia-o com atenção anotando em uma folha de papel à parte o que entendeu de cada parágrafo. Bons estudos. Bom FERIADÃO!


Eles não querem tarefas?


O feriadão da Semana Santa começa, efetivamente, hoje (20) para os alunos. Para aqueles que estudam no turno da manhã o descanso já teve início. Como sabemos nos próximos dias os estudantes vão passear, curtir lazer e não seria justo entufá-los de tarefas escolares, mas não tem jeito.

A experiência docente nos coloca no meio de dilemas interessantes: pelo gosto dos alunos nada de atividades para o feriadão; os pais, por outro lado, indagar-se-iam "que escola é essa que não passa tarefa para meu filho (a)".

O dilema é mais profundo em se tratando de escolas particulares, como o Sistema Educacional Areiense, conhecidamente uma instituição que exige qualidade e dinâmica de aprendizagem ao ritmo do aluno. Por isso, uma das formas de garanti-las é pelas tarefas, mais ainda: pela forma como são sugeridas. Assim, dificilmente, seja qual for o feriado, os discentes não terão as "tarefas", não para agradar os pais, mas para vivenciarem os seus significados.

Particularmente, não observo grandes reclamações dos alunos por conta das atividades passadas para o feriado. Porém há sempre aqueles que "chiam" por tudo. Se o professor não cumpre o conteúdo, reclamam; se cumprem, reclamam pela quantidade; se não manda atividade para casa, não é exigente; se manda, é exigente demais.

Conviver com tudo isso exige "rebolecho" de qualquer professor que honra a profissão. Então, curtamos os próximos dias com as coisas boas da vida, sabendo aproveitar o verdadeiro sentido da Semana Santa, caso contrário, não terá valido a pena. Inclusive reservando um tempinho para as atividades escolares.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

O que é a Semana Santa?


A Semana Santa é tradição religiosa do Cristianismo que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

A Semana Santa se inicia na celebração da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.

Quarta-Feira Santa

Encerra-se na Quarta-feira Santa o período quaresmal.

Quinta-Feira da Ceia

Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia.

Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão

Este é o momento onde a Igreja recorda a Morte do Salvador.

Domingo de Páscoa

É o dia da ressurreição de Jesus, e a comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. Este é o último dia do Tríduo Pascal e em muitos locais do mundo, nomeadamente no Brasil em muitas regiões de Portugal, marca o último dia da Semana Santa.

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sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dia de festa - diretora faz aniversário


Nesta sexta-feira (15) a alegria tomou conta do Sistema Educacional Areiense. Comemoramos mais um aniversário da Diretora Maria das Graças da Silva.

Os alunos ofereceram um café da manhã "reforçado" no qual participaram professores e funcionários além, é claro, de todos os estudantes do turno da manhã.
A sala escolhida para a festança foi a sala do oitavo ano. Entre abraços e sorricos os alunos desta série parabanizaram Graça e ressaltaram o empenho dela na condução da escola.

A festa durou o suficiente para mais uma surpresa: os alunos do nono ano ofertaram um delicioso bolo regado a refrigerante à aniversariante logo após o intervalo das aulas.

Pelas fotos aí abaixo temos uma ideia do que foi esta sexta-feira, tanto que, comentários inevitáveis ouviam-se por todos os cantos, "deveria ser assim todos os dias". E, ninguém estudaria mais!

A idade da querida diretora é algo guardado a sete chaves!











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quarta-feira, 13 de abril de 2011

(II) Atividade: 2º nota 1º bimestre

Leia o texto:
As línguas universais
Para facilitar a comunicação entre os povos, mais de dez línguas universais já foram criadas. Filósofos como Voltaire, Montesquieu e Descartes estão entre aqueles que tentaram criar línguas universais. Uma das primeiras experiências foi o volapuque, desenvolvido pelo padre alemão Martin Schleyer.
A mais famosa de todas foi o esperanto. Criado em 1887, o esperanto nasceu pelo oculista e linguista polonês Ludwing Lazarus Zamenhof (1859 – 1917), como uma língua auxiliar universal, a ser adotada pelos povos em relações internacionais. Em 1905, Zamenhof lançou os princípios básicos da língua no livro Fundamento do esperanto, com 15 mil vocábulos principais.
[...]
Uma pessoa que estuda ou fala esperanto é chamada de esperantista.
Os conhecedores de esperanto se identificam com um broche em forma de estrela verde. Calcula-se que ainda hoje existam 100 mil falantes de esperanto.
(Marcelo Duarte. O guia dos curiosos – Língua portuguesa. São Paulo: Panda, 2003. P. 33-4.)
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1 – De acordo com o texto, o que é esperanto?
Uma língua
2 – Quais os filósofos que já tentaram criar uma língua universal?
Voltaire, Montesquieu e Descartes
3 – Qual a nacionalidade do criador do volapuque?
a) Polonesa          b) Esperantesa          c) Alemã          d) Brasileira
4 – O esperanto foi criado em?
a) 1859          b) 1917         c) 1887          d) 1905
5 – Qual a nacionalidade do criador do esperanto?
a) Esperantesa          b) Polonesa          c) Alemã          d) Brasileira
6 – Para quê serviria o esperanto, segundo o texto?
a) Para facilitar a comunicação entre os povos.
b) Para ser a mais famosa das línguas universais
c) Para ser estudada pelos esperantistas
d) Para ser adotada em relações internacionais
7 – Quantas pessoas, segundo o texto, falam o esperanto?
100 mil pessoas
8 – Como são identificados os “falantes” de esperanto e como são chamados?
Com um broche em forma de estrela verde
9 – Qual o ano que foi lançado e quem lançou os princípios básicos do esperanto?
Em 1905, por Ludwing Lazarus Zamenhof
10 – O texto “As línguas universais”, em sua opinião foi retirado:
a) de um livro                             b) de uma revista
c) de um blog                             d) de um diário
EXERCÍCIOS DE GRAMÁTICA
11 – Coloque C para a certa e E para a alterativa errada.
(C) locução verbal dois ou mais verbos com valor de um.
(E) diferente da locução verbal, não existe locução adverbial.
(C) a palavra que indica as circunstâncias é o advérbio.
(E) “de pé” e “com certeza” nunca poderia ser locução adverbial.
A sequência correta é:
a) C – E – C – E          b) E – C – C – E
c) E – E – E – C          d) C – C – E – E
12 – Em “Talvez goste de sorvete.” A palavra em destaque é:
a) artigo          b) numeral          c) substantivo          d) advérbio
13 – Qual a melhor definição para Artigo.
a) Palavra enumera e classifica os seres vivos.
b) Palavra que determina ou indetermina o substantivo.
c) Palavra que qualifica os seres de todas as espécies.
d) Palavra que determina o tipo de verbo usado.
Leia a anedota:
Professor: - Me dê exemplo de dois pronomes.
Aluno: - Quem? Eu?
Professor: - Acertou.
____________________________
(Ziraldo. Rolando de rir. São Paulo: Melhoramentos, 2001. P. 70)
14 – As palavras “quem” e “eu” são, respectivamente:
a) pronome interrogativo e pessoal
b) pronome interrogativo e oblíquo
c) pronome pessoal e interrogativo
d) pronome oblíquo e interrogativo
15 – Com suas palavras defina o que é Numeral.
Palavra que indica quantidade/ordem dos seres.
16 – Só em uma das frases a palavra em destaque é advérbio.
a) O Capitão Sistema era um herói esquisito.
b) O Capitão Sistema saiu rapidamente.
c) Capitão Sistema ajuda a todos.
d) O Capitão Sistema sobrevoou a escola.
17 – No trecho “Depois de algum tempo ele entrou e fez três golaços de fora da área”.
a) Qual palavra representa um artigo indefinido? Algum
b) Qual palavra representa um numeral? Três
18 – Escreva duas frases utilizando verbos auxiliares.
Estou estudando neste momento / Tenho conversado bastante na sala de aula.
19 – Nas frases a seguir, indique com 1 aquela em que a palavra destacada é um adjetivo e com 2 aquela em que é advérbio.
(2) Nossa viagem deu certo.
(1) Ela estava certa em defender os filhos.
(1) Pegue um copo redondo para tomar essa bebida.
(2) Fale pausado e sem medo.
A sequência correta é:
a) 2 – 1 – 2 – 1               b) 2 – 1 – 2 – 2               c) 2 – 1 – 1 – 2               d) 1 – 1 – 2 – 1
20 – Em “Ele está, de pé, em cima de um banquinho”. A expressão em destaque representa um advérbio de:
a) modo         b) lugar          c) tempo          d) negação

(I) Atividade: 2º nota 1º bimestre

Leia o texto:
As línguas universais
Para facilitar a comunicação entre os povos, mais de dez línguas universais já foram criadas. Filósofos como Voltaire, Montesquieu e Descartes estão entre aqueles que tentaram criar línguas universais. Uma das primeiras experiências foi o volapuque, desenvolvido pelo padre alemão Martin Schleyer.
A mais famosa de todas foi o esperanto. Criado em 1887, o esperanto nasceu pelo oculista e linguista polonês Ludwing Lazarus Zamenhof (1859 – 1917), como uma língua auxiliar universal, a ser adotada pelos povos em relações internacionais. Em 1905, Zamenhof lançou os princípios básicos da língua no livro Fundamento do esperanto, com 15 mil vocábulos principais.
[...]
Uma pessoa que estuda ou fala esperanto é chamada de esperantista.
Os conhecedores de esperanto se identificam com um broche em forma de estrela verde. Calcula-se que ainda hoje existam 100 mil falantes de esperanto.
(Marcelo Duarte. O guia dos curiosos – Língua portuguesa. São Paulo: Panda, 2003. P. 33-4.)
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1 – De acordo com o texto, o que é esperanto?
Uma língua
2 – Quais os filósofos que já tentaram criar uma língua universal?
Voltaire, Montesquieu e Descartes.
3 – Qual a nacionalidade do criador do volapuque?
a) Polonesa          b) Alemã          c) esperantesa          d) brasileira
4 – O esperanto foi criado em?
a) 1859          b) 1887          c) 1917          d) 1905
5 – Qual a nacionalidade do criador do esperanto?
a) Polonesa          b) Alemã          c) Esperantesa          d) Brasileira
6 – Para quê serviria o esperanto, segundo o texto?
a) Para facilitar a comunicação entre os povos.
b) Para ser a mais famosa das línguas universais
c) Para ser adotada em relações internacionais
d) Para ser estudada pelos esperantistas
7 – Quantas pessoas, segundo o texto, falam o esperanto?
100 mil
8 – Como são identificados os “falantes” de esperanto e como são chamados?
Com um broche em forma de estrela verde
9 – Qual o ano que foi lançado e quem lançou os princípios básicos do esperanto?
Em 1905, por Ludwing Lazarus Zamenhof
10 – O texto “As línguas universais”, em sua opinião foi retirado:
a) de um livro                             b) de uma revista
c) de um blog                             d) de um diário
EXERCÍCIOS DE GRAMÁTICA
11 – Coloque C para a certa e E para a alterativa errada.
(C) locução verbal dois ou mais verbos com valor de um.
(E) diferente da locução verbal, não existe locução adverbial.
(C) a palavra que indica as circunstâncias é o advérbio.
(E) “de pé” e “com certeza” nunca poderia ser locução adverbial.
A sequência correta é:
a) E – C – C – E          b) C – E – C – E
c) E – E – E – C          d) C – C – E – E
12 – Em “Talvez goste de sorvete.” A palavra em destaque é:
a) artigo          b) numeral          c) advérbio          d) substantivo
13 – Qual a melhor definição para Artigo.
a) Palavra enumera e classifica os seres vivos.
b) Palavra que qualifica os seres de todas as espécies.
c) Palavra que determina ou indetermina o substantivo.
d) Palavra que determina o tipo de verbo usado.
Leia a anedota:
Professor: - Me dê exemplo de dois pronomes.
Aluno: - Quem? Eu?
Professor: - Acertou.
____________________________
(Ziraldo. Rolando de rir. São Paulo: Melhoramentos, 2001. P. 70)
14 – As palavras “quem” e “eu” são, respectivamente:
a) pronome interrogativo e pessoal
b) pronome interrogativo e oblíquo
c) pronome pessoal e interrogativo
d) pronome oblíquo e interrogativo
15 – Com suas palavras defina o que é Numeral.
Palavra que indica quantidade/ordem dos seres.
16 – Só em uma das frases a palavra em destaque é advérbio.
a) O Capitão Sistema era um herói esquisito.
b) Capitão Sistema ajuda a todos.
c) O Capitão Sistema saiu rapidamente.
d) O Capitão Sistema sobrevoou a escola.
17 – No trecho “Depois de algum tempo ele entrou e fez três golaços de fora da área”.
a) Qual palavra representa um numeral? Três
b) Qual palavra representa um artigo indefinido? Algum
18 – Escreva duas frases utilizando verbos auxiliares.
Estava indo para casa / Teria caído não fosse a escada.
19 – Nas frases a seguir, indique com 1 aquela em que a palavra destacada é um adjetivo e com 2 aquela em que é advérbio.
(2) Nossa viagem deu certo.
(1) Ela estava certa em defender os filhos.
(1) Pegue um copo redondo para tomar essa bebida.
(2) Fale pausado e sem medo.
A sequência correta é:
a) 2 – 1 – 2 – 1               b) 2 – 1 – 1 – 2
c) 1 – 1 – 2 – 1               d) 2 – 1 – 2 – 2
20 – Em “Ele está, de pé, em cima de um banquinho”. A expressão em destaque representa um advérbio de:
a) negação          b) lugar          c) tempo          d) modo
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